terça-feira, 2 de agosto de 2016

Palácio da Liberdade - Belo Horizonte, MG - 2005 - Reintegração Cromática

A construção do Palácio começou em 1895 e sua inauguração foi no mesmo dia da fundação de Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. O endereço foi escolhido por ser a parte mais alta da cidade, ainda chamada à época de Curral Del Rey. Assim como as águias que estão por toda parte do Palácio, os astutos olhos que ali se instalariam também deveriam ver tudo, com muita nitidez, de cima. Era o início da República e de novas perspectivas do modo de governar.  Projetado pelo arquiteto José de Magalhães, a arquitetura do Palácio da Liberdade reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento, sendo que grande parte dos materiais veio da Europa. 
A construção do Palácio da Liberdade, em estilo eclético, com influência francesa e neoclássica, demorou dois anos. A sede do governo de Minas foi inaugurada em 1897. Materiais como telhas, ferragens e a escadaria vieram da Europa. O estilo do mobiliário varia do Luís XVI ao mourisco e ao art nouveau. Uma curiosidade é a Sala da Rainha, da década de 1920, quando o rei e a rainha da Bélgica visitaram BH e ficaram hospedados no palácio. O governador cedeu seus aposentos aos reis e se hospedou em outro quarto.
Palácio da Liberdade foi durante muitos anos sede do governo do estado de Minas Gerais. O edifício foi palco de importantes acontecimentos da história de Minas Gerais. Foi construído em Belo Horizonte, no ano de 1897.
Em 2005 fui contratado pelo Grupo Oficina de Restauro, para executar serviços de reintegração cromática e reproduções das pinturas parietais existentes nas partes internas e externas do palácio.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário